VALERIANA

                                      VALERIANA





VALERIANA

A valeriana é uma planta medicinal da família das valerianáceas, que produz flores cor-de-rosa, que pode alcançar cerca de 1 metro de altura. Ela pode ser utilizada como remédio caseiro para acalmar e contra insônia.
A valeriana também é conhecida como valeriana-das-botica, valeriana selvagem ou erva dos gatos. Seu nome científico é Valeriana Officinalis.

Propriedades da valeriana

Calmante e soporífera.

Para que serve a valeriana

Transtornos de origem nervosa, como agitação, insônia, fobia do palco, hipertensão arterial.

Modo de uso da valeriana

Apenas as suas raízes são utilizadas em forma de chá, tintura ou extrato.
  • Chá: Acrescente 1 colher de chá de raíz picada, para cada xícara de chá. Ferva a água, acrescente a raiz e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Filtre e tome ainda morno.
Tome três xícaras ao longo do dia nos casos de agitação e insônia ou hipertensão arterial. Nas situações de estresse tome o chá meia hora antes da exposição.

Efeitos colaterais da valeriana

Agitação, dor de cabeça, vertigem, distúrbio visual, delírio, alucinações, instabilidade emocional.

Contraindicações da valeriana

Gestantes e crianças

Os preparados com a raíz desta erva são amargos e possuem um odor muito intenso e característico, porém podem ser encontrados comprimidos de valeriana nas farmácias com cheiro neutro.
Texto : Luíse Lopes (Farmacêutica)
Por : Tua saúde
Publicação: Júnior Horta
Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.VALERIANA

0 Sugestões e Pedidos:

Postar um comentário

Dê sua sugestão ou faça seu pedido.

Sua opinião é importante para nós!