QUITOCO


QUITOCO


Quitoco é uma planta medicinal, também conhecida por Madre cravo e Lucera, cujo nome científico é Pluchea Quitoc, pertencente à família das Asteraceae.

Propriedades

Digestivo, expectorante, laxante e anti-inflamatório.

Indicações

Doenças respiratórias, catarro, tosse, dor de estômago, indigestão, prisão de ventre, disenteria, doença da matriz, corrimento. Espécie com muitos usos relatados na medicina popular, comumente utilizada na Argentina como digestiva, carminativa, tônico amargo, estimulante aromático, antiespasmódica, febrífuga, Utilizada em uma tintura para tratar erupções cutâneas. Além destes, ainda é citado na medicina popular como anti-histéricas. A parte aérea é usada na bronquite, asma, tosse e gripe, planta inteira é usada nas diarréias e para curar machucaduras, problemas do fígado, dor de dente, dor de cabeça, na pressão alta e para passar em machucados, batidas e cortes, aliviar prisão de ventre. É usada na forma de banhos para aliviar coriza e dor. O conhecimento científico sobre esta planta relaciona-a a atividades anti-inflamatória, analgésica, carminativa estomática, antioxidante e anti-tumoral.

Outros: É em algumas localidades adicionada ao chimarrão, ou utilizada na fabricação de licores de ervas. Pode ser usada como fito-remediadora de solos contaminados com chumbo.

Contra indicações

Durante a gravidez e a lactação.

Modo de uso

Usar as folhas secas para preparar chás na proporção de 1 colher de sopa para cada xícara de chá. Sendo a dose diária máxima de 4 xícaras.

Pode também ser utilizado em banhos de imersão para tirar as dores do corpo.

Na culinária

Tempero fabuloso para carnes vermelhas, frango ensopado, substituindo com eficácia o uso do sal e grande coadjuvante ao alho,alecrim e tomilho !

Ref.: Bibliográfica: Tua Saúde
Edição: Júnior Horta



0 Sugestões e Pedidos:

Postar um comentário

Dê sua sugestão ou faça seu pedido.

Sua opinião é importante para nós!